Chocolate...
Cinco séculos depois de os espanhóis trazerem esta iguaria para o continente europeu, sabe-se cientificamente que o cacau promove uma série de benefícios para a nossa saúde, desde que consumido com moderação, claro !!
O chocolate preto, muito mais rico em cacau, apresenta um conjunto de substâncias que associadas a outros ingredientes, tornam este manjar divino no rei da doçaria por excelência.
Deixo-vos aqui uma receita fantástica de Henrique Sá Pessoa, retirada do Blog As Minhas Receitas (http://paracozinhar.blogspot.pt). Espero que gostem...
Ingredientes:
Massa:
- 175gr de manteiga
- 90gr de açúcar
- 1 ovo
- 250gr de farinha
- 1 pitada de sal
Recheio:
- 400gr de chocolate preto com 60% de cacau
- 150ml de leite
- 250 ml de natas
- 1 ovo ligeiramente batido
- opcional - 200ml de natas para bater para servir com a tarte
Preparação:
Comece por fazer a massa da tarte. Bata o açúcar com a manteiga até ficar uma mistura esbranquiçada. Junte depois, sem parar de mexer o ovo. Passe a farinha e o sal pela peneira e adicione gradualmente à mistura anterior. Incorpore bem.
Deite a mistura na mesa de trabalho e trabalhe-a até ficar consistente. Envolva-a depiois em película aderente e deixe-a repousar cerca de 1 hora.
Ao fim desse tempo forre uma tarteira com a massa. Cubra com papel vegetal e feijões para fazer peso e coza no forno a 170ºC durante 10 minutos. Retire os feijões, pincele a massa com um pouco de ovo e leve novamente ao forno até ficar dourada. Reserve.
Entretanto prepare o recheio. Num tacho junte as natas, o leite e o chocolate partido em cubos e aqueça até o chocolate derreter. Mexa bem e arrefeça ligeiramente. Incorpore o ovo no preparado e passe por um passador directamente para cima da tarte.
Coza a tarte a 120ºC durante 45 minutos. Desligue o forno e deixe repousar mais 15 minutos.
Polvilhe a tarte com açúcar em pó e sirva, se gostar, com as natas batidas.
“ Um paliativo para os desamores.
O consolo dos amantes decepcionados.
Um enredo de voluptuosas sensações.
Mergulhar nessa espessura de veludo faz resnascer o sorriso que entretanto se apagou.
Comam chocolates, esse capricho dos Deuses com sabor a glória. ”
(autor desconhecido)
Sem comentários:
Enviar um comentário